sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mais Educação - Oficina Literária

http://www.vinhedo.sp.gov.br/noticia.php?id=7388

29 de Agosto de 2013

Alunos de escola municipal de Vinhedo se apresentam na Estação Cultura dentro de programa de educação integral

Ação foi levada à Campinas pelo programa Mais Educação; EM é a primeira da cidade a desenvolver atividades pelo programa no contraturno escolar, que são estruturadas atualmente para serem levadas às demais escolas da Rede Municipal de Ensino

PMV/Mais Educação
Estudantes da Escola Municipal (EM) Professor André Franco Montoro, da Prefeitura de Vinhedo, estiveram em Campinas no dia 27, na Estação Cultura, especialmente para se apresentarem pelo programa Mais Educação, que é de educação integral e que foi iniciado neste ano na unidade escolar. Participantes das oficinas de contação de histórias, que frequentam no contraturno escolar, os alunos da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo encantaram os presentes com suas habilidades de declamação e interpretação de poemas de sua própria autoria.   
A apresentação dos alunos de Vinhedo aconteceu na reunião mensal do Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e envolveu representantes das cidades de Campinas, Hortolândia, Itatiba, Sumaré, Indaiatuba, Santa Bárbara d’ Oeste, além de Vinhedo. Todas aderem ao programa Mais Educação ou têm outras iniciativas de educação integral. “Optamos por aderir na cidade o ‘Mais Educação’ para oferecer aos alunos a oportunidade de participarem, no contraturno escolar, de atividades que despertem seus interesses, que possam ser bem aproveitadas em sua formação pessoal e agregar, assim, ao conhecimento escolar. Com a iniciativa também caminhamos à viabilização da educação integral na cidade, com o objetivo de estender sua oferta às demais unidades municipais que atendam do 1º ao 9º ano”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
A escritora vinhedense Simone Pedersen também participou da reunião, acompanhando os alunos durante a apresentação. Ela, que é educadora social na EM e atua como voluntária nas oficinas de letramento (incluindo as de língua portuguesa e de contação de histórias), explanou sobre o relevante trabalho que tem sido promovido em Vinhedo com a ajuda do Mais Educação e o quanto os alunos têm se desenvolvido no estudo dos diferentes gêneros literários no contraturno escolar, aperfeiçoando suas capacidades de leitura, produção e oratória.  
Na oficina de contação de histórias, oferecida aos alunos da EM Professor André Franco Montoro, os estudantes aprofundam seus conhecimentos na área literária no contraturno escolar, são estimulados a terem maior contato com livros sobre temas que os interessam e instigados a criarem textos e ilustrações, aprendendo sobre rimas, crônicas, sílaba poética, soneto, contos, Haicai, poesia livre, poemas musicados, métrica, além do que é a profissão de escritor e estudarem autores consagrados. “Ao início do ano, as oficinas de letramento tinham apenas três alunos inscritos e chegamos, hoje, a 40 alunos participantes. Ou seja, as ações de educação integral realmente têm mostrado sua força no EM Professor André Franco Montoro, até refletindo em outros ambientes da escola, tal como na biblioteca, em que se verificou um aumento no número de empréstimos de materiais literários”, indicou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
Além de Vinhedo, os outros municípios também levaram ações de educação integral e compartilharam a experiência de desenvolvimento do programa em suas cidades. “Ficamos muito satisfeitos em poder perceber que o trabalho de educação integral foi bem iniciado na Rede e recebemos muitos elogios de professores de outros municípios sobre as oficinas que temos promovido, pois ficaram surpresos positivamente com os avanços dos alunos de Vinhedo no tempo de desenvolvimento do programa na cidade”, falou a coordenadora pedagógica do ensino fundamental II da Rede Municipal de Ensino, professora Nádia Morgante, que também coordena as ações do Mais Educação em Vinhedo.
O programa Mais Educação é do governo federal e compreende a adoção da educação integral na escola municipal a partir do oferecimento de atividades optativas aos alunos no horário contrário ao de aula, que incluem acompanhamento pedagógico (matemática, letramento, línguas estrangeiras, ciências, história, geografia, filosofia e sociologia) e ações nas áreas de meio ambiente, esportes e lazer, direitos humanos, cultura e artes, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, além de educação científica e econômica.
Acompanhando os alunos em Campinas, além da escritora Simone Pedersen e da professora Nádia Morgante, também representaram Vinhedo no encontro a diretora pedagógica da Rede, professora Marilene Pisoni; a coordenadora técnica do Mais Educação em Vinhedo, Maria da Glória Joaquim de Faria; a diretora da EM Professor André Franco Montoro, Elaine Ferraz; e o coordenador do programa na escola, professor Gildásio Souza.
A educação integral em Vinhedo
Na educação integral o atendimento do aluno é ampliado a partir da oferta, no contraturno escolar, de atividades de caráter optativo à participação dos estudantes. Para que possam agregar e atender às expectativas que se encaixam nos perfil dos alunos, estas podem ser promovidas tanto em outros espaços públicos quanto dentro do ambiente escolar.
Em Vinhedo, a adoção da educação integral foi iniciada pela EM Professor André Franco Montoro, que, atualmente, oferece aos seus alunos onze oficinas optativas no horário contrário ao de aula e que incluem futsal, contação de história, dança, futebol feminino, handebol, horta, inglês avançado, jornal, laboratório de ciências, língua portuguesa, matemática, percussão, sopro e xadrez. Podem participar das oficinas todos os alunos inscritos na unidade, que atualmente atende mais de 930 educandos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.
Em breve, a educação integral pelo Mais Educação também deve ser iniciada na EM Abel Maria Torres, no Caixa D’Água, com expectativa de ser expandida gradualmente às demais escolas municipais da Prefeitura e que atendem do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Para tanto, a Prefeitura de Vinhedo organizou um grupo de trabalho especial – formado por profissionais das pastas Educação, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo, Assistência Social, Saúde, Indústria, Comércio e Agricultura e Meio Ambiente e Urbanismo – que atualmente se estrutura para organizar ações globais que confiram aos alunos da Rede atividades optativas interessantes e adequadas a cada faixa etária no horário contrário ao de aula regular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário