segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fragmentos e Estilhaços


Editora: Inhouse
Categoria: Poemas, contos e crônicas
ISBN: 978-85-7899-064-0
1ª edição: 2010
Encadernação: Brochura Formato: 14 x 21 160 págs.
Ilustrações: Paulo Branco


"O escritor pinta o papel com palavras. O poeta pinta o papel com as cores de sua alma". Assim são as palavras iniciais e provocantes de Fragmentos e estilhaços, de Simone Pedersen.

A simplicidade das frases soltas no ar, feito "balões coloridos" que ganham o céu, com significados do tamanho da imensidão estão em seus fragmentos, ou mesmo a "força da presença da ausência infinita", que encontra nas reticências o silêncio, num grito da alma de seus estilhaços

A crônica irônica, engraçada, como em Lua de Fel, Fabula de Natal, ou tantas outras, encontram em acontecimentos simples do dia a dia o riso. Ou os estilhaços em Bichos d’alma, o sabor azedo do suco daquele limoeiro morto, pois a natureza precisa da morte para começar uma nova vida, um novo ciclo.

Tudo isso movido com o combustível do amor. O amor pela escrita. Um mundo literário: "aprendi que poeta não nasce poeta. Todos somos poetas, mas nem todos encontramos a poesia dentro de nós, mas ela está lá, escondida às vezes."

Os textos sensoriais - feitos para tocar você, para que sinta o cheiro daquele local descrito e veja a poesia discreta nas paisagens reveladas - são "pólen para florescer a alma".

Em Fragmentos e estilhaços, "o leitor vai entender que o escrito não está, mas que nas entrelinhas se esconde".

Um comentário: