terça-feira, 9 de agosto de 2011

A cegonha que voltou

Houve apenas um disparo e a cegonha caiu ferida na asa. Não foi apanhada pelo caçador porque um homem bom a socorreu primeiro. Dela cuidou até que o ferimento desaparecesse, mas ela ficou inválida para voar. Seu parceiro, a fiel cegonha com quem viajava todos os anos da Croácia até a África do norte, ficou atordoado com a nova situação. Sabia que o inverno o aniquilaria. Não tinha entendimento de que o bicho-homem que a aprisionou cuidaria dela no inverno e faria um novo ninho a cada primavera. Assim, com o peso da mão da mãe natureza, se foi em busca de sobrevivência em outro continente, atravessando 13 mil quilômetros de intempéries e desafios.

Mas voltou. Voltou e procurou por ela, sua Malene, sua cegonha esposa, que ficara para trás um ano antes. E quando a encontrou, jubilando de alegria, a ela se aninhou, e dela cuidou, trazendo alimento, cobrindo-a com seu calor, cuidando dos ovos e caçando para os filhotes, sem ela.

Há nove anos essa história se repete. Ela espera. Ele volta. Ele cuida dela. Ela alimenta-o de amor. Eles procriam. E quando a hora chega, ele parte e ela se recolhe.  Enquanto isso, pessoas-cegonhas procuram por pares e, ano após ano, enfeitam ninhos e ensaiam danças com suas asas coloridas. Esquecem que uma cegonha é apenas mais uma cegonha; que nada pode ser comprado ou simulado para atrair um parceiro de volta após um inverno cortante, senão a união de almas; que, como o vento, o amor somente é visível aos olhos do coração; que o amor verdadeiro é mais forte que toda e qualquer dificuldade; que é na hora da doença que se descobre o quanto somos amados – não nas horas de verão e fartura. Nessas horas, muitas cegonhas se aproximam. Mas somente uma será a escolhida e insubstituível.

Após ensinar os filhotes a voar, sob a observação da atenta cegonha mãe, o pai, Rodan, os guiará até a África. Ela, Malena, mãe, novamente sozinha, padece da maior dor do mundo, a de ser prisioneira da crueldade humana. Impossibilitada de cuidar da prole, chorará a despedida até perdê-los de vista.


Até quando o homem será a maior das bestas, aquela que caça por prazer de comer sem fome, ou para apreciar uma bela espécie tristemente vivendo sem liberdade, ou, ainda, para observar o sofrimento de um ser vivo?


francis disse...
Lindo Simone !
Uma história de amor que, infelizmente já não mais se encontra entre os homens.
terça-feira, setembro 06, 2011 11:32:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário