quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resenha de "Poemas Minimalistas" por Hermes Bernardi Jr. - Trevo de Leituras da AEILIJ

Trevo de Leituras: Julho de 2012

Poemas minimalistas
de Simone Pedersen
Resenha de Hermes Bernardi Jr.
il. Mario Silva
Editora RHJ, 2012
68 p. - Literatura juvenil

Imagens em suspensão

Este livro não é gaiola. Apenas um galho macio

Com esta construção bem simples, no segundo parágrafo de apresentação do livro Poemas minimalistas, de Simone Alves Pedersen, se inicia um estado de flutuação, como se fôssemos os próprios versos sobre o galho macio. De imediato, assim, já acolhe.

Ao longo da obra, Simone propõe jogos em sessenta poemas, brinca com o bruto de alguns verbos e o peso de algumas palavras em contraste com a leveza de outras, permitindo-nos um convite à contradição e o que há de mais humano nela.

Os morcegos penduram 
Estrelas no céu
Para iluminar o caminho
De volta para casa


Nesta arquitetura com selvagem e delicado vai nascendo a poesia, o valor deste livro. Insetos pernósticos e animais não tão familiares passam a encantadores, como pensa-se o leitor a quem o livro se dirige: os jovens, e aqueles que ainda mantêm vivo o frescor desta difícil etapa da vida, quando não sabemos ao certo se nos inclinamos ao doce ou amaro.

O louva-a-deus
pratica ioga com o gafanhoto
até o pôr-do-sol


As imagens de Mário Silva, fotografias alteradas quase diluídas sobre o papel, reafirmam a ideia de contrastes, de respiro, tornando leve o que nos pode soar animal e selvagem; tornando leve o que, por vezes, nos faz rechaçar o desconhecido. Esta gangorra de sensações em movimento assinala a suspensão, estado este em que as imagens conversam com as palavras e nos convidam a permitir o reverberar desse diálogo no atravessar de uma rua qualquer, do abrir um guarda-chuva durante a tempestade, e do exaustivo tempo - a que costumamos julgar perdido - no congestionamento caótico das grandes vias.

Além deste estado quase hipnótico das palavras e imagens, o projeto gráfico emoldura os elementos dando a ideia de passearmos por uma galeria de bichos, os reais e aqueles que nos habitam imaginários. Imersos na mesma paixão da autora pelos animais, nós, leitores, passaremos a olhar com mais delicadeza certas existências naturalmente poéticas, por vezes consideradas até estranhas ao nosso convívio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário