sábado, 15 de setembro de 2012

Projeto Conhecendo o Autor

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam do projeto de incentivo à leitura “Conhecendo o autor”
Iniciativa visa aproximar os estudantes dos processos de criação de uma história e de desenvolvimento do livro; atividade é desenvolvida em parceria com a escritora vinhedense Simone Alves Pedersen


Com o objetivo de envolver continuadamente os estudantes matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I, na Rede Municipal de Ensino, em atividades que reforcem a importância do hábito de ler e que ajudem a solidificar entre eles este tipo de habilidade, a Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria Municipal de Educação – deu início nesta segunda-feira, dia 10, a mais um projeto com este enfoque. Denominado “Conhecendo o autor”, a iniciativa percorrerá todas as Escolas Municipais (EMs) que atendem estes anos de estudo e colocará os alunos frente a frente com um escritor, para que possam conhecer um autor pessoalmente e para que saibam mais informações sobre o processo envolvido na criação das histórias e na confecção dos livros que leem em sala de aula e em suas casas.



O projeto iniciou nesta segunda-feira, dia 10, na EM Professor Cláudio Gomes e já beneficiou 304 estudantes matriculados do 1º ao 3º ano nesta unidade escolar municipal, nos períodos da manhã e da tarde. Até o fim do projeto, que segue até 19 de novembro, mais de 2,1 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino terão participado do encontro com o escritor, envolvendo os estudantes das EMs Professora Magdalena Lébeis, Abel Maria Torres, Fazenda São Joaquim, Dom Mathias, Professora Maria de Lourdes Von Zuben, Dr. Abrahão Aun, Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro e Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben.


Para o desenvolvimento da atividade nas EMs, a Secretaria Municipal de Educação convidou a escritora vinhedense Simone Alves Pedersen. A autora escreve crônicas, contos e poesias para jornais e revistas e já publicou vários títulos, entre eles "Poemas minimalistas" e "O tango da vida"; além de obras literárias destinadas especialmente ao público infanto-juvenil: "Dinossauros, índios e versos", "Pá-pum poetando e desenhando", "A vila encantada", "A mosca destrambelhada", "O sequestro da borboleta", dentre outros.

Na manhã desta segunda-feira, data de início do projeto, os estudantes da EM Professor Cláudio Gomes se mostraram muito interessados com a oportunidade de poderem falar com uma autora de livros que leem e participaram ativamente da ação. Na atividade, Simone falou com os alunos de forma bastante adequada à faixa etária dos educandos e explicou como ocorre todo o processo de criação de uma história, como são feitos os livros, incluindo suas ilustrações; como são feitos e pensados os livros em Braille, para leitura de pessoas com deficiência visual ou com baixa capacidade visual; e também compartilhou com os alunos a história de sua autoria denominada “A galinha que botava batatas”.

Acompanhando seus estudantes, a educadora do 3º ano da EM, professora Simone Furlan, disse que a ação é muito valiosa ao processo de construção do conhecimento dos alunos. “Esta experiência é ímpar aos alunos e ainda nos ajuda, em sala de aula, nas atividades de leitura que desenvolvemos sempre com eles. Com esta ação, os estudantes conseguem entender melhor como são feitas as histórias e, com isso, passam a ter mais curiosidade e a querer conhecer mais histórias, incentivando o hábito da leitura. Outro ponto positivo é que também desperta entre eles a vontade de criar seus próprios textos!”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário