sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sara e os óculos mágicos


Editora: Inhouse
Categoria: Infantojuvenil
ISBN: 978-85-7899-056-5
1ª edição: 2010
Encadernação: Brochura Formato: 21 x 21 24 págs.
Ilustrações: Paulo Branco

Depois do exame, ficou constatado que Sara precisava de óculos. Ela ficou tensa. Como seria usar óculos?

Sara era uma menina espevitada e que gostava de ler, mas sempre quando lia sentia fortes dores de cabeça. Sua mãe a levou num médico muito bom, um tal de "Oftalmo", e que dizia que "os olhos eram a porta da alma".

Ficara assustada quando soube da noticia, revelada através de nomes estranhos, que teria de usar óculos.

Sara foi com a mãe até uma loja comprar seus óculos novos. Lá havia uma infinidade deles, mas a menina escolhera um cor de rosa. No outro dia, quando estava a caminho da escola, descobriu que seus óculos eram mágicos, e passou a ver um mundo bem mais colorido, diferente.

Mas seus coleguinhas de classe não entendiam que a menina usava aqueles óculos por necessidade, não por estética, e começaram a rir dela. Sara estava sofrendo o famoso Bullying, que é a discriminação e maus-tratos que crianças sofrem em sala de aula.

Sara muito triste, abandonou seus óculos mágicos e passou a ver o mundo miudinho novamente. E triste se isolou. Nem mais queria ir à escola.

A mamãe da ex-serelepe resolveu ir até a escola e conversar com a professora sobre o caso. A professora pensou e achou uma alternativa: levou um monte de mascaras e tapa-olhos, iguais aos dos piratas, e fez uma dinâmica com a sala. A princípio, a criançada adorou a brincadeira, mas no final do dia perceberam que aquilo atrapalhava e incomodava suas visões. Através daquela dinâmica perceberam que Sara usava óculos por necessidade, e não por modismo, e acabaram entendendo o problema da menina.

Simone Pedersen, com uma narrativa simples e gostosa, conta a história de uma menina que sofre uma das variadas facetas do Bullying, triste verdade que assola o mundo escolar dos dias de hoje. E demonstra que através de atitudes da mãe - que percebeu logo a mudança comportamental da filha - e da professora - que fez um plano pedagógico e um projeto para conscientizar seus alunos sobre o fato – há como mudar essa realidade.

A ilustração de Paulo Branco, toda colorida e repleta de detalhes, é outro ponto positivo do livro. Seus desenhos dialogam com o texto da autora e com você, leitor.

Um comentário:

  1. Simplesmente amo esse livro e essa escritora!!!
    Prô Sara de Itanhaém/SP.

    ResponderExcluir