quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As noites desestreladas

Quem nunca observou um filtro? Dos antigos de barro que deixavam a água com um sabor inesquecível aos modernos e tecnológicos filtros acoplados diretamente na passagem da água. Alguns filtros são transparentes, para o nosso deleite. Podemos observar as impurezas contidas nas pedras ou areia e a água cristalina trazendo saúde e bem-estar. O ser humano tem um corpo fantástico que funciona de formas ainda não totalmente explicadas.

Conhecemos apenas o que a experiência nos ensinou e a ciência comprovou: para evitarmos doenças temos que evitar a ingestão de substâncias tóxicas. Higiene, boa alimentação e exercícios são fundamentais. O mesmo serve para nossa saúde mental: para evitarmos doenças temos que em primeiro lugar evitar a ingestão de pensamentos sujos ou tóxicos. Temos que desenvolver um filtro natural. Vivemos em um mundo injusto e maldade contamina. A indignação só tem serventia se for usada para gerar atitudes concretas e transformadoras, como vimos no Egito, recentemente. Reclamar aos quatro ventos não muda a previsão do tempo. Ou você procura a pessoa diretamente e sugere uma transformação, ou melhor, não reclame e use esse tempo – e energia – em algo construtivo e do bem.
   
Não é fácil. Muitas pessoas não são capazes de ouvir críticas, vivem em uma bolha e acreditam ser a própria perfeição, superiores aos outros e em posição de criticar toda a humanidade. Como os músculos atrofiam se não forem exercitados, a boa vontade atrofia se não for usada enquanto fortalecemos a maledicência. Vivemos tempos em que as pessoas voam elevadas por egos inflados ou caem em depressão quando a realidade se apresenta provando que suas asas não são tão especiais assim. Outras aprenderam a usar o fogo da boca como dragões medievais: queimam toda a alegria de quem está próximo. Triste de dar dó.

A mídia nos mostra crueldades piores que da pré-história, quando se matava para sobreviver e não por prazer.  Esse é o papel da imprensa, mostrar a realidade e lutar pela justiça, denunciar os criminosos, apurar os fatos. Os filtros pessoais têm a finalidade de nos poupar o quanto for possível desse imenso desgaste cotidiano, que mina nossa energia e afeta nosso equilíbrio e energia e de nos afastar das pessoas que só trazem tempestades em nossas vidas.  Cabe a cada um de nós a escolha:  ser a água suja, a areia que tudo suga ou a água límpida.

O pensamento é a água. Somos seres líquidos, fluídos e leves por natureza. As impurezas retidas nos tornam pessoas pesadas de rancor que se arrastam por imundícies, borrifando lama em todos que se aproximam. Não permita que seus pensamentos sombrios o dominem e o transformem em fonte de água escura que contamina quem dela bebe. Faça uma faxina mental e espiritual, deixe a inveja, o ódio, o egocentrismo e a competição de lado. Dome o ego como se encanta um animal selvagem, aos poucos, com muita paciência e amor. Um pensamentos doentio é forte o suficiente para domar a mente, se você não for mais forte que eles.
Quantas vidas serão mais saudáveis por causa do seu filtro? Na hora da injustiça, se puder agir concretamente, o faça. Ações são importantes e ninguém deve ser omisso. Mas não perca o seu dia nem a sua vida reclamando dos outros, conhecidos ou pessoas públicas, focando somente no que há de errado no mundo. Gosto dos japoneses, eles trabalham muito e falam pouco.

Quanto tempo se perde em um dia falando mal da vizinha, do primo, do político, do jogador de futebol, da comida salgada, da sujeira que o vento trouxe? Nós todos temos uma sombra dentro de nós, faminta e desesperada. Ela se fortifica de palavras malignas, que percorrem todo o corpo, escurecem a mente, o coração e os olhos, tornando dias em noites eternas e desestreladas. Quando soltas são aves selvagens, costumo dizer, e não regressam nunca mais. Saem desenfreadas, machucando por onde passam, ferindo e deixando cicatrizes com suas afiadas e sujas garras.

Alimente as palavras-aves com muito cuidado, para que elas não fujam da sua boca. A palavra mal dita (maldita?) pode ser perdoada, mas nunca será esquecida. Destrói relações, consome simpatias, afasta as pessoas e prolifera descontroladamente, fazendo assim mais mal para quem as gerou do que para quem passou perto e feriu-se delas. As pessoas gostam de um pouco de discussão para sair da rotina, mas quem consegue ficar o dia todo ouvindo alguém reclamar?

Você conhece alguém assim?

__________________________________

Comentários:


Anônimo disse...
Olá Simone, gostei do texto. Parabéns!
abç
Domitilla
domingo, fevereiro 20, 2011 11:32:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
repassei...
Mauro
domingo, fevereiro 20, 2011 11:33:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Adorei!
Salete
domingo, fevereiro 20, 2011 11:33:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Olá Simone.
Belo texto, de uma reflexão muito grande sobre o que pensamos de nossas atitudes.
O ser humano por natureza é um reclamador, mas a dosagem é que deve ser dominada por quem reclama.
Devemos então sempre fazer uma boa análise de consciência do que devemos reclamar, e se os nossos reclamo's encontrarão guarida no seio da sociedade.
Porque reclamar só por reclamar não adianta nada. Temos que endereçar o nosso
descontentamento, para o canal certo, de competência para solução.
Entretanto, penso que , se não conseguirmos encontrar ecos para nossas vozes, devemos nos dar satisfeitos, por contribuir com alguma coisa para melhoria, mesmo que seja em nosso próprio coração, fazendo assim, um bem estar para a nossa auto-estima.

Um abraço
Toninho
domingo, fevereiro 20, 2011 11:33:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Perfeito! Ninguém merece gente que reclama o dia inteiro!
Silvia
domingo, fevereiro 20, 2011 11:34:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
O difícil é controlar a sombra...
Rui
domingo, fevereiro 20, 2011 11:35:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Coloquei no blog da Apolo.
Ricardo
domingo, fevereiro 20, 2011 11:35:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Mone,
Você sempre escreveu, eu me lembro de quando você era criança e escrevia na escola...
Parabéns!
Marcinha
domingo, fevereiro 20, 2011 11:36:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Simone,
Uma ótima crônica. Ótima mesmo.
Abilio
segunda-feira, fevereiro 21, 2011 4:49:00 PM
__________________________________

 Anônimo disse...
Demorei para ler por falta de tempo e agora resolvi tirar 2 minutinhos para isso.

De fato adorei, e acredite, li no dia certo, nada é por acaso mesmo nesta vida, rs, eu estava chateada justamente por pessoas que agem assim, sem filtro.

Belas palavras que me acrescentaram, e muito, obrigada, beijos!
Deni
quinta-feira, fevereiro 24, 2011 12:44:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário