quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Você é preconceituoso?

Há pouco tempo, mais um ataque homofóbico ocorreu na região da Paulista, SP. Em um país onde já sofremos com tantos bandidos, agora temos que nos preocupar com mais uma forma de violência. Todos se horrorizam com tamanha selvageria gratuita. Mas, contraditoriamente, cidadãos honestos e de boa índole passam o preconceito de geração a geração sem perceber.

As piadas com temática repugnante sobre loiras, pessoas feias, homossexuais, mulheres, estrangeiros, negros, religiosos, pobres e deficientes mentais ou físicos, permeiam o dia a dia das pessoas com tamanha naturalidade que o conteúdo fica disfarçado de inocência. O humor é o termômetro da cultura de um povo e é passado de geração a geração. Loiras e negros maravilhosos estão em todos os campos para mostrar que a capacidade intelectual do ser humano não varia com a cor da pele como faz um camaleão esperto. Homossexuais – gays ou lésbicas – honestos e trabalhadores estão em todos os segmentos. Conheço homens brancos, negros, orientais, de incontáveis religiões e naturalidades que são corruptos, desonestos, mentirosos, assim como o oposto. A preferência sexual de uma pessoal não significa promiscuidade. Padres e heterossexuais pedófilos, sim, merecem nossa preocupação.

E nossos irmãos portugueses que são constante alvo de piadas no Brasil: quando teremos alcançado o desenvolvimento desse país europeu? Convivemos com pessoas que não tiveram oportunidade na vida por terem nascido em um país em que o cidadão é órfão de Estado e rimos delas. Sei que o bom humor é a melhor qualidade que uma pessoa pode ter. Otimista, ela encara os problemas sem desespero e encontra soluções facilmente. Rir é um santo remédio. Todo mundo precisa de momentos de lazer e relaxamento, a mente humana não consegue criar se não houver uma válvula de escape.

Mas, observemos as alternativas: natureza, passeios ao ar livre, boa literatura, cinema, teatro, momentos de qualidade com crianças, amigos e familiares. Oralmente ou por emails, piadas de teor desumano não acrescentam nada a ninguém. Se for para rir, que seja de forma saudável, não à custa da inferiorização de outra pessoa. As crianças aprendem com o exemplo. Respeito é o melhor exemplo que se pode dar. Uma criança que escuta dos adultos uma piada sobre a falta de inteligência de uma pessoa loira, negra ou de Portugal, chegará à escola e tratará o colega com essas características de forma desrespeitosa, dando origem ao bullying e suas graves consequências. Vale a pena nos preocuparmos com o que falamos e fazemos perto dos pequenos. Talvez estejamos semeando preconceitos sem perceber, dentro da nossa própria casa, para nossos filhos, sobrinhos e netos.

Em várias culturas não se contam piadas preconceituosas. Nas que o fazem, há piadas sobre o Brasil também. Desagradável, não é? A imagem dos brasileiros no exterior não é a do povo mais inteligente e trabalhador do mundo. Quem mora no aqui sabe que temos pessoas que trabalham do amanhecer ao anoitecer, contribuem para o desenvolvimento do mundo, pessoas brilhantes e dedicadas. O mais triste são os brasileiros que fazem piadas sobre compatriotas de outras regiões. Como se a inteligência fosse doença que só se pega em certos estados. Conheço brasileiros maravilhosos em todas as regiões do nosso país. Assim como há brasileiros, norte-americanos, africanos, europeus, etc., preguiçosos e desonestos, trabalhadores e honestos, em todos os cantos também. Sei que estou sendo repetitiva.

O certo é que toda afirmação generalizada é preconceituosa e irresponsável. Cada ser humano é único e fruto de suas escolhas e vivências. Resultado da sua capacidade de driblar a influência do meio. Portugal é um desses países em que o respeito ao próximo impera, onde rir do outro não faz parte do dia a dia porque estão muito ocupados trabalhando e construindo um país melhor. Não há violência nem bandidos pelas ruas. E nós achamos que eles não são espertos.

Comentários:
________________________________________

 Anônimo disse...
Concordo, Simone!

Muitos querem falar demais e fazem de menos. Antes de contar piadas que denigrem a imagem alheia, que tal olhar um pouco para o próprio umbigo?

É uma lástima que hajam tantas pessoas assim, preocupadas com criticar mas pouco interessadas em ajudar a construir algo melhor.

Bjaaaum!
Mandinha

sábado, fevereiro 12, 2011 3:04:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
MUITO BOM ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!
SENSACIONAL!!!!!
BJS.
FATIMA

sábado, fevereiro 12, 2011 4:23:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Obrigada, querida!
Postei" Os balões coloridos" no blog paulista e "Você é preconceituoso?"no meu blog particular. Veja se vc gosta.
Bjk,
Regina
AEILIJ

sábado, fevereiro 12, 2011 6:29:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
De acordo, querida. Detesto essa mania de alguns se acharem no direito de criticar A ou B, pq têm uma conduta diferente da sua, ou religião, defeitos, pátria, profissão, enfim, cada um sabe de si e o que lhe convém. E apenas quando extrapolam, ou as suas atitudes chocam a sociedade a família, ou a opinião pública de maneira acintosa, aí sim poderão ser passíveis de repúdio.No mais, têm o direito de fazer o que lhes aprouver,sem escandalizar ou ferir os direitos dos demais. Cada um dará contas do seus atos ante o Juiz Supremo, num dia certo.
Bjs Carol

sábado, fevereiro 12, 2011 7:48:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Todo mundo tem medo de falar abertamente sobre esse tema.
Muitos contam piadas racistas e não admitem que é errado.Parabéns pela coragem!
Beijo,
Mauro

sábado, fevereiro 12, 2011 10:15:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Não, eu não sou preconceituoso, felizmente!

Cara Simone:

Aplaudo seu artigo e sua iniciativa,em que tudo o que disseste é corretíssimo.
Apesar de branco e de cabelos morenos, na minha juventude já senti muito preconceito na pele advinda dos colegas de escola, por ter estatura baixa, usar óculos e ser magro, e também porque eles encanavam que eu era, ou ao menos tinha cara de, intelectual.
Na verdade eu era muito anti social e solitário, e eles não sabia,na verdade ninguém sabia, nem eu mesmo tinha sido diagnosticado ainda,que eu era assim, e lia tanto e tinha tanto conhecimento a mais que as pessoas que me rodeavam, sobre assuntos muito específicos,por que eu era, e sou, portador da Síndrome de Asperger, um tipo de autismo.Claro, as pessoas conversando comigo nem percebem, e mesmo psicólogos custam a acreditar nisto, por que eu mesmo superei 'a duras penas, sozinho, a maior parte das limitações sociais desta síndrome.Ainda assim, sou tratado muitas vezes com condescendência pelas pessoas e pela própria família, como se eu não pudesse sofrer nem o trauma psicológico mais simples que eu fosse desmoronar, e na verdade estou longe de ser delicado assim.Sem sou um incapaz de um monte de coisas como a minha família pensa de mim.E u vejo nisto também uma forma de preconceito.
E como sou casado com uma mulher negra e mais alta que eu, muitas vezes as pessoas olham torto para mim, ou ficam cochichando pelas nossas costas, como se fôssemos atração de zoológico.
O preconceito é uma forma também de intolerância social.As pessoas tem tendência ' a odiar tudo que não seja igualzinho 'a elas.
Você já leu o livro "O Pássaro pintado" de Jerzy Kosinsky?
Nele um menino pinta um pássaro que retirou de um bando e o solta no bando outra vez.Os outros pássaros não reconhecem o companheiro e o estraçalham furiosamente.
A sociedade humana também é assim:ser diferente é pecado,na sociedade de consumo de massa industrializada todos tem de ser iguaizinhos, dentro do chamado "normal", que é como o Grande Irmão georgeorwelliando definiu como "normal", tudo o que difira é sumáriamente destruído, e as piadas são o primeiro passo na totalitarização da sociedade, até alcançar o nível hitlerista.
Parabéns e continue assim, apóio suas idéias !

Cristiano Camargo

sábado, fevereiro 12, 2011 10:18:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Estava sentindo falta dos seus textos cortantes! Parabéns!
Abraços,
Alexandre Vieira

domingo, fevereiro 13, 2011 10:57:00 AM
________________________________________

 Anônimo disse...
Grande Simoninha! Vou repassar.
Cezar

domingo, fevereiro 13, 2011 2:30:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Olá Simone

Gostei muito do seu texto. O 'humor negro', eu sempre acreditei, é uma forma de expressar o preconceito. Parabéns.
Elsa

domingo, fevereiro 13, 2011 5:48:00 PM
________________________________________

 Sérgio Bernardo disse...
Você tocou num ponto importante: a "vocação" do brasileiro para fazer piada de tudo, como se tivesse obrigação de ser bem-humorado todo o tempo (vide a maioria dos nossos comerciais de tevê, como exemplo). E somos muito preconceituosos, sim, infelizmente. Só tenho a discordar de você num ponto: em 2009, passei 3 meses em Portugal e na Espanha. Em Portugal fui vítima de preconceito várias vezes, por ser brasileiro, o que não aconteceu na Espanha. Abraços.

domingo, fevereiro 13, 2011 10:02:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Perfeito,como sempre,Si!
Lisete

segunda-feira, fevereiro 14, 2011 11:05:00 PM
________________________________________

 Anônimo disse...
Parabéns, Simone Pedersen!

Vai incomodar muita gente, isso vai!

Emerson

terça-feira, fevereiro 15, 2011 12:38:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário